segunda-feira, 18 de agosto de 2014

OS ÚLTIMOS SEIS DIAS DE JESUS/ DIA 5 / QUINTA-FEIRA / primeira parte



QUINTO DIA: 

a última ceia

-"Pedro, a vontade de meu Pai precisa ser cumprida. No futuro compreenderás que assim teria de ser. Mais que todos, desejo ver tudo consumado."

-"Precisamos preparar a ceia pascal. Quero que estejamos juntos, pois ainda tenho muito a vos dizer. Esta noite será de despedidas..."

-"Ofereceste os vossos corações a mim e isso jamais esquecerei. Peço-vos, pois, fazei isso em minha memória, isto é, amai-vos uns aos outros. Em verdade vos digo, minha hora é chegada...

-"Maria, para o amor não existe despedidas, pois onde o colocamos aí estaremos nós. Aquele que ama, quando parte não fecha as portas atrás de si, mas abre outras à sua frente que lhe trarão novos caminhos em direção ao Pai de todos nós."

-"Meus amados, fostes convidados por mim desde antes para participar da Boa Nova na Terra. Não obstante os reveses por meu nome, ficastes fiéis à plantação da semente do Evangelho nos corações dos homens. Não falemos em despedidas...Amemo-nos e assim estaremos fazendo a vontade do Pai. A vida na Terra é um nada diante da eternidade, e lá, em uma das moradas de nosso Pai, eu vos aguardarei a fim de que estejamos reunidos em novas empreitadas."

-"Abrandai os vossos corações, pois eu voltarei. Não temais e confiai em mim. Mesmo que o mundo pereça, vós estareis para sempre em meu coração."

-"Minha mãe, tenhamos confiança no Pai. Aqui estou para fazer a vontade dele e não a minha."

-"Mãe, ó minha mãe! O Pai entregou-me um rebanho desde eras primevas e é meu intento levá-lo pelas veredas seguras do bem até o aprisco definitivo. Torna-se, pois, de suma importância que a Boa Nova fique semeada nos corações dos homens, mesmo que para isso haja sacrifícios e holocaustos. Minha mãe, trágico agora seria o filho do Homem romper com o Pai e, em fuga, tornar-se desertor, pois que não levou a bom termo a sua empreitada. Eu vim a este mundo para dar um testemunho e assim o farei diante dos homens e de meu Pai que está nos céus." 


-"Mãe, não raro nossos olhos se enganam com aquilo que vêem. O que hoje parece injusto, amanhã se nos apresentará como correto e direito. Estamos num mundo onde a justiça dos homens aparentemente se sobrepões à justiça do Pai. Pela liberdade de viver, o homem cai nas garras da escravidão. O escândalo de hoje será a dor de amanhã. Por isso, peço-te, guarda-te na fé em Deus e na sua justiça infinita, pois tudo terminará bem, desde que estejamos fazendo a vontade Dele e não a nossa. O que seus olhos virem sirva para exaltar ainda mais o Criador, não te esqueças."

-"Minha mãe, entreguemo-nos ao Pai com extremada confiança. Nossas vidas a Ele pertencem, esquecestes?"

-"Dizei conhecer-me e saber de onde eu sou!...No entanto eu não vim plea minha vontade, mas pela vontade daquele que me enviou. Eu O conheço porque dele venho e foi Ele que me enviou."

-"Os sinais que fiz todos puderam vê-los, pois os fiz à luz do dia. Porém, não estou convosco senão por pouco tempo. Vou para Aquele que me enviou. Procurar-me-eis e não me achareis, e onde vou estar, vós não podeis ir."

-"Pois bem: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus."

-"Aquele que entre vós estiver livre de pecados seja o primeiro a lhe lançar uma pedra."

-"Mulher, onde estão os que te acusaram? Ninguém te condenou?"
-"Meu irmão, que está contestando que ela tenha pecado? No entanto, quem estará irrepreensível na face da Terra? Em verdade te digo, há sacerdotes da lei, magistrados, filósofos e escribas que se prostituíram por mais baixo preço e por motivos banais, no entanto ainda não encontrei seus acusadores... João, no mundo ingrato a falsidade recebe aplausos, enquanto se atiram pedras ao sofrimento. Mas a Deus nada passa ocultamente e Ele espera, pacientemente, que cada um, a seu turno, venha a se tornar um filho pródigo querendo retornar à casa. Por que desejar à pobre pecadora tormento maior do que os que já padece? Em todas as situações, acreditemos na redenção do pecador. Saiba, João que os seres mais cruéis, os mais miseráveis de agora, serão um dia um anjo a iluminar a noite de alguém que sofre e chora.... Entendeste, João?"

"-Pedro, em verdade te digo, para o Pai o que conta é a intenção de nossas atitudes. Quando sincera, atravessam  o infinito e alcançam o coração bondoso de Deus. Em nossas ofertas o Pai olha não o quanto demos, mas o porquê e o que nos restou. Por isso, essa pobre mulher doou mais que todos, pois ficou com nada. Compreendeste?"

-"Entendestes o que fiz convosco? Vós me chamais o Mestre e o Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se, pois, eu, o Senhor e Mester vos lavei os pés, também vós vos deveis lavar os pés uns aos outros. Porque vos dei o exemplo para que, como eu fiz, façais também vós."

-"Tomai e bebei. Repartindo este alimento entre vós, tornará isso o símbolo de nossa aliança. Fazei isto em memória de mim. Socorrei-vos uns aos outros."

-"Em verdade vos digo, um de vós foi enganado e fará sofrer o filho do Homem."

-"Meus amados, quando disse que um de vós foi enganado não desejava informar quem é. Apenas digo-vos que o equívoco penetrou o coração de alguém que coloca comigo a mão no prato. Assim, vai-se o filho do Homem como está escrito a seu respeito..."

-"Os reis se fazem chamar de senhores e exigem dos outros aplausos e respeito. Não seja assim entre vós, ao contrário, aquele que desejar ser o maior, faça-se o mais pequenino. E aquele que comanda, seja igual ao que serve. Aprendei de mim, pois me acho entre vós como aquele que serve."

-"Meus amados, pouco tempo nos resta. Agora vos dou um novo mandamento. Que vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: Se vos amardes uns aos outros."

-"Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas, e se assim fosse eu já vo-lo teria dito. Eu vou preparar-vos o lugar, e depois que eu me for e houver preparado o lugar, levar-vos-ei comigo. Assim, onde eu estiver, vós estareis também. Confiai, pois conhecereis o caminho para onde vou."


-"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Como poderíamos, pois, conhecer o caminho?"


-"Se me amais, guardais meus mandamentos e rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador que fique eternamente convosco: O Espírito da Verdade, que o mundo não pode perceber, porque não o vê nem conhece. Vós o conheceis porque permanecerá  entre vós e está em vós."



(Texto extraído do livro - "Os últimos seis dias de Jesus" - Jamiro dos Santos Filho - editora Panorama) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário