sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

DEPRESSÃO


DEPRESSÃO


  Certo dia almoçando entre conhecidos foi levantado um assunto à mesa, depressão. Eramos em 7 pessoas e 4 delas tomavam anciolíticos, antidepressivos, etc... Dentre estas pessoa uma delas era médico e lhe foi perguntado se existia uma maneira de "deixar os remédios". O médico não soube responder de imediato e depois de pensar um pouco disse que não era possível, que se tratava de deficiências do organismo que só poderiam ser supridas através da medicação.
  Eu, como sou muito intrometida, resolvi responder também, mesmo ninguém tendo me perguntado nada e mesmo não sendo especialista no assunto. Contrariando a fala do médico, afirmei que era completamente possível se livrar de toda a medicação contra depressão. 
  Então disse que o primeiro passo é ter fé, porque para todo aquele que crê, tudo se torna possível. O segundo passo, de acordo com aquilo que acredito, é se equilibrar, se conectar com seu eu interior, se auto conhecer É preciso que nesse momento a pessoa se faça uma pergunta básica: O QUE ME FAZ FELIZ
 Sugeri então práticas como meditação, yoga, tai chi chuan ou qualquer outra atividade que dê prazer e conecte o ser em sua integridade. Pode ser box, karate, corrida, tanto faz, contanto que esteja de encontro com  a vontade da pessoa, o importante é ter vontade para fazer alguma coisa que faça se sentir vivo de novo.
  Aos poucos, a pessoa vai se reequilibrando, o bem estar vai se estabelecendo e a medicação vai se tornando desnecessária.
  Claro que reconheço que depressão é uma doença seríssima, o mal do século e que não pode ser banalizada, mas sim, continuo afirmando: é totalmente possível se livrar da medicação, basta querer.