sexta-feira, 4 de maio de 2012

A ILHA DE PÁSCOA

ILHA DE PÁSCOA

Colonizada a aproximadamente 900 anos d.C.  pelos clãs da Polinésia que lá se estabeleceram. Na época havia uma enorme floresta tropical da qual extraíram a madeira para tudo. A sociedade era dividida em 12 clãs que competiam entre si criando estatuas de pedra gigantescas de até 270 toneladas, os moais. Por volta de 1500 já não havia mais árvores para a construção de canoas  e por isso a pesca de peixes grandes acabou. Em meados de 1680 a guerra civil começou entre  os clãs porque os recursos começaram a ficar escassos e eles então derrubavam as estátuas uns dos outros. Faminta, a sociedade se degradou até o canibalismo. Em 1700 já 70% da população havia desaparecido. Com o passar dos anos as doenças e o tráfico da população que era escravizada pelos europeus acabou por  dizimar o restante dos habitantes da ilha. Em 1872 havia apenas 111 habitantes na ilha. No seu auge chegou a contar com 15 mil habitantes. Em 1888 Páscoa foi anexada ao Chile e em 1966 os insulares passaram  a ser cidadãos chilenos. Hoje os moais restaurados são o símbolo do apocalipse de seu povo causado por ele mesmo
 ( texto original= Pedro Pracchia)

terça-feira, 1 de maio de 2012

SUCESSÃO ETERNA DOS MUNDOS E DAS ALMAS

SUCESSÃO ETERNA DOS MUNDOS E DAS ALMAS

Os mudos se sucedem aos mundos. "As mesmas leis que o elevaram acima do caos tenebroso, e que lhes concederam os esplendores da vida, as mesmas forças que o governaram durante os séculos de sua adolescência, que firmaram seus primeiros passos na existência e que o conduziram à idade madura e a velhice, vão presidir à desagregação de seus elementos constitutivos para entregá-lo ao laboratório de onde a potencia geratriz extrai sem cessar as condições da estabilidade geral. Estes elementos vão voltar a essa massa comum de éter para se assimilar a outras corpos e esta morte não será um acontecimento inútil, ela renovará em outras regiões, outras criações da natureza diferente e ali onde sistemas de mundo se tinham desvanecido renascerá logo um novo canteiro de flores mais brilhantes e mais perfumadas." 
Os homens sucedem aos homens. Um corpo é formado a partir de duas células, masculina e feminina, depois se torna um embrião , nasce, cresce, morre e retorna a terra e ali renascerá "um novo canteiro de flores".
Tudo se transforma indefinidamente e os corpos de carne que habitamos não passam de vestimentas que com o uso ficam velhas e se desgastam e retornam à terra.
(fonte = A Gênese = Alan Kardec)