quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O NOVO MUNDO COMEÇA A SURGIR




O NOVO MUNDO COMEÇA A SURGIR

Se observarmos os dias atuais, veremos que muitas novas ideias já estão sendo postas em prática e muito do futuro já começa a se fazer presente no hoje.

Desde 1972 quando em Estocolmo na Suíça se realizou a primeira conferencia mundial sobre meio ambiente deu-se o marco histórico - político - internacional para as futuras políticas ambientais e a necessidade de preservar o planeta passou a fazer parte do nosso cotidiano. No ano de 2012 tivemos a Rio + 20 que tratou de questões do planeta e em toda parte pontinhos de luz estão surgindo e crescendo.

As pessoas pouco a pouco começam a se conscientizar da necessidade de proteger a casa/planeta em que vivem e muitas medidas já estão sendo adotadas em prol da preservação.

Construções sustentáveis já existem em vários lugares do mundo. Captação de água de chuva, coletores solares, biodigestores, coleta seletiva do lixo, reciclagem de materiais, iluminação e ventilação naturais, etc, enfim, todas as intervenções possíveis para que se reduza o impacto no meio ambiente.

Empresas já fazem parcerias uma com as outras e transformam lixo em matéria prima. Até mesmo a consumista indústria da moda começa a se preocupar em reutilizar criando roupas customizadas ou com adereços que vem do "lixo". Em algumas partes do mundo o óleo de cozinha está sendo reaproveitado e  transformado em combustível.

O mais difícil talvez seja a mudança de valores morais aos quais as pessoas ainda estão muito arraigadas, mas, de pontinho em pontinho a luz irá se fazer em toda parte.

domingo, 29 de janeiro de 2012

SOBREVIVÊNCIA






"A Terra produzirá sempre o necessário para satisfazer a necessidade dos homens mas nunca a sua ganância"

Gandhi

Não é possível vivermos neste ritmo acelerado 24 horas. A pausa é necessária para que haja equilíbrio. A noite é pausa, o inverno é pausa e até a morte é pausa. Onde não há pausa a vida se extingue e é isso que estamos fazendo a nós mesmos, nos suicidando a cada dia.

Nos acostumamos a enxergar a natureza como um grande supermercado do qual basta retirar o que desejamos sem nos preocupar com os limites de estoque. A produção em grande escala faz com que consumamos em igual proporção e o que é pior, sem nenhuma culpa.

Começamos a sentir os efeitos das escolhas erradas que viemos fazendo ao longo dos anos. O planeta começa a se exaurir. O consumo de supérfluos atinge níveis alarmantes. Gastam-se aproximadamente 18 bilhões de dólares por ano no mundo com cosméticos o que seria suficiente para eliminar a fome de 800 milhões de pessoas. Gastam-se aproximadamente 12 bilhões de dólares em sorvetes só na Europa, suficientes para prover água potável a 1 bilhão de pessoas que não tem.

A sociedade atual não tem condições de atender as necessidades do presente e muito menos de não comprometer a capacidade das futuras gerações de atender as suas próprias.

Tudo é uma questão de escolha e a cada um de nós é dada essa capacidade, portanto, cada qual e responsável direto pelas escolhas certas ou erradas que faz. Mas apenas não fazer escolhas erradas ou simplesmente não fazer  nada não isenta a pessoa da responsabilidade. E preciso cada um fazer sua parte para preservar o nosso planeta e a nós próprios e assim, garantirmos a nossa sobrevivência.