quarta-feira, 19 de novembro de 2014

SANTA MARIA MADALENA - A DÉCIMA TERCEIRA APÓSTOLA DE JESUS

  1. Santa Maria Madalena a décima terceira apóstola de Jesus


Jesus escolheu seus apóstolos antes mesmo que eles nascessem. Com Maria Madalena não foi diferente. Assim como os outros 12 apóstolos ela era conhecida do Mestre de longa data e não foi escolhida ao acaso e sim pela envergadura de seu espírito.

Maria nasceu na cidade de Magdala e muito jovem ficou órfã. Naquela época uma mulher não podia viver sozinha sem a proteção de um pai, irmão ou marido ou seria mal vista. Maria era uma mulher sábia, inteligente, bonita, rica e a frente de seu tempo e decidiu cuidar de si mesma enfrentando a recriminação da sociedade. Era também uma mulher muito bem relacionada e recebia em sua casa várias figuras importantes e influentes. Quando conheceu Jesus, Maria abdicou de toda sua riqueza e passou a segui-lo até o dia de sua morte.

A primeira vez que Maria é mencionada na Bíblia é no evangelho de Lucas 8;2 - "Maria, dita de Magdala, da qual saíram sete demônios"

Havia naqueles tempos mutias mulheres chamadas Maria, inclusive a própria Virgem de Nazaré. Maria de Magdala é confundida com várias outras Marias que são citadas na Bíblia: é associada à esposa infiel que é salva por Jesus do apedrejamento (João 8, 3-12), é associada à mulher de Betânia que derrama perfume sobre a cabeça de Jesus enquanto Ele estava na casa de Simão, o leproso (Mateus 26, 6-7) é associada a mulher pecadora que lava os pés de Jesus com suas lágrimas e os enxuga com seus cabelos e depois os perfuma (Lucas 7, 36-48) e é também confundida com a irmã de Marta e Lázaro de quem Jesus era muito amigo, porém não se pode afirmar que era alguma delas.

Maria de Magdala foi, assim como os outros 12 apóstolos, escolhida para seguir Jesus e espalhar seu evangelho pelos 4 cantos, porém, pelo fato de ser mulher foi excluída pela Igreja que determinou quais evangelhos deveriam ser considerados e quais deveriam ser apócrifos. Sua imagem tende a ser denegrida e associada a de outras mulheres de vida pecadora mas Maria nunca foi uma pecadora. Os próprios apóstolos não a consideravam como deveria e ficavam enciumados pelo fato de Jesus confessar apenas a ela determinados assuntos que somente uma alma doce e feminina poderia compreender.

Desde 1896 encontra-se no museu Nacional de Berlim, um texto escrito em 150 d.C., que teria sido encontrado no século IV, numa cidade do Egito. Esse texto narra episódios da vida de Jesus contados por uma mulher de nome Maria de Magdala. Foi traduzido como O Evangelho de Maria Madalena e, tal como os outros 4 evangelhos da Igreja Católica faz parte dos textos fundadores do cristianismo.

Maria de Magdala ou Maria Madalena como é mais conhecida é descrita no Novo Testamento como a discípula mais dedicada a Jesus. Foi reconhecida como Santa pelas Igrejas Católica Ortodoxa e Anglicana, e seu dia é 22 de julho.