sexta-feira, 6 de julho de 2012

RICO/POBRE


RICO / POBRE

Um menino nasce no seio de uma família rica, bem sucedida, filho único, saudável, bonito, tem uma vida inteira planejada de sucessos para ele. 

Outro menino nasce no mesmo dia, só que numa casa muito pobre, tem mais 9 irmãos, seu pai é desconhecido, sua mãe é drogada, nasce com uma cardiopatia grave.

Analisando estes dois casos, se pensarmos que só existe uma vida,  em que lugar colocaríamos a justiça divina! Porque há tanta desigualdade no mundo?

Ninguém tem mais privilégio que ninguém, é que cada um está onde merece estar. Em algumas vidas nascemos ricos e em outras pobres para podermos aprender a lidar com os problemas inerentes a cada um dos lados.

Não existe outra explicação melhor que esta. As pessoas tem um certo receio em pensar por conta própria e vivem suas vidas sem se questionarem muito sobre coisas que são da vontade de Deus. Esta é a justificativa para todas as coisas inexplicáveis. Dentro do nosso inconsciente existe a resposta para esse e vários outros mistérios que ficam adormecidos para que consigamos suportar a realidade, entretanto, lá no íntimo, a maioria das pessoas aceita bem sua condição de vida, embora reclamem bastante, mas não chegam a ponto de revolta pois sabem que precisam desta ou daquela prova para conseguirem evoluir.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rio + 20


A conferência da ONU sobre desenvolvimento e sustentabilidade não foi exatamente o que se esperava. Pelo menos o simples fato de se pensar em resolver problemas dessa ordem já é um sinal de avanço e evolução. 

A conferência teve 2 temas principais:
* a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza
*a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável

Participaram da conferência 193 líderes de Estado membros da ONU. No fim das contas, não se chegou a solução alguma e o "documento final" que foi redigido ficou bastante superficial e não se comprometeu em nenhum aspecto com melhorias para o planeta. 

Diz no documento que precisamos disso e daquilo mas não se diz como deve ser feito.  Faltou direcionamento de atitudes e comprometimento dos líderes, especialmente os dos países mais ricos que se recusaram a contribuir para a criação de um fundo de 30 bilhões de dólares em prol dos países mais pobres, alegando crise econômica mundial. Não é uma questão de dinheiro apenas mas de educação.

É preciso criar uma consciência sustentável no planeta todo e ensinar a população os meios corretos de reduzir, reciclar e reutilizar. As vezes as  pessoas até querem fazer algo mas não sabem nem por onde começar. Os projetos para educar o povo não são caros e o custo/benefício é excelente, além do mais, não tem dinheiro que pague a preservação do meio ambiente.

É preciso entender de uma vez por todas que os recursos do planeta não são infinitos.