quinta-feira, 11 de novembro de 2021

EUS


 

EUS

Somos acostumados a viver nossas vidas através de lentes pessoais e nosso Ego é a parte de nós que gostaria de acreditar que somos o centro do nosso próprio Universo e, as vezes, do Universo dos outros.

O Ego representa a nossa parte que vivencia os medos e as inseguranças, que tem necessidades, que se relaciona e  que deseja  amar e ser amado. Quer deter o controle de todos os setores de nossa vida e se rebela quando se defronta com mudanças. Quando é desafiado ou se vê frente a uma crise isso se torna um problema porque o Ego não gosta de ser contrariado.

Mas nosso Ego não é exatamente a nossa maior parte. Na realidade ele é apenas a ponta do iceberg, a parte visível de nós. Nosso Eu real é muito maior do que realmente conseguimos perceber. 

Esse EU Real, ou EU Impessoal ou,  EU Superior ou, Eu Transcendental ou  como quiser chamar, representa a nossa parte que se reconhece conectada com o TODO, com o Universo, é aquela parte de nós que sabe que pertence a "ALGO MAIOR".

O desafio que é proposto a todo ser humano é justamente passar pelas "crises" do Ego e transcender a elas com o auxilio desse EU Superior . É entender que coisas boas e coisas ruins acontecem a todo tempo com todo mundo e, se acontecem, é porque existe uma razão  para cada uma delas.

A vida é um mestre e as lições que ela nos ensina são muito parecidas para todos. Pode ser através da riqueza/pobreza, saúde/doença, sucesso/fracasso, casamento/celibato, fama/anonimato, etc. , mas no fim das contas o que importa é o que conseguimos aprender com os ensinamentos.