domingo, 11 de fevereiro de 2018

FRAGMENTADO

                  


FRAGMENTADO 

Esse filme fala sobre TDI , Transtorno Dissociativo de Identidade ou transtorno de múltipla personalidades.
Mas o que exatamente é esse transtorno?

A questão é: até que ponto esse transtorno está ligado a um problema psiquico?
Quem são de fato esses seres que habitam dentro de um único ser? São eles um único espírito ou vários?

Se aceitarmos o fato de que existem espíritos e que esses espíritos podem se manifestar em nosso plano, podemos encontrar uma nova explicação para o chamado transtorno de multiplas personalidades.

Outra perspectiva é se essas multiplas personalidades não podem estar ligadas às diversas vivencias que esse mesma pessoa teve e que por algum motivo, geralmente traumático, elas são resgatadas para ajudar o sujeito a lidar com seus problemas atuais, os quais ele "sozinho" não está dando conta.

Ou ainda, essa pessoa pode dividir sua vida entre profissão, amor, lazer, etc, e criar um tipo de personalidade para exercer cada função.

Freud englobou o transtorno aos processos dissociativos da histeria. Dentre os pacientes histericos, os sintomas mais comuns são os dissociativos que podem afetar a memória causando até mesmo amnésia, ou então criando uma nova personalidade diferente para poder lidar com os traumas. 
   
 Tanto a psiquiatria quanto a psicanálise reconhecem que as múltiplas personalidades são usadas como mecanismo de defesa do sujeito como fuga para uma situação que ele não consegue suportar.

Recentemente um caso de multipla personalidade foi divulgado. Trata-se de uma mulher alemã de 33 anos, que estava cega a mais de 13 anos devido a um acidente traumático. Durante as sessões com sua psiquiatra ela voltava  a enxergar quando assumia uma de suas várias  personalidade. A psiquiatria atribuiu o fato de ela voltar a enxergar à hipótese de que transtornos associados ao estresse podem desencadear alterações corporais como cegueira, diabetes, paralisia em determinadas personalidades que o indivíduo assume.

Geralmente as personalidade são completamente distintas com relação a quase tudo. A voz, a postura, as expressões faciais, as opiniões, o temperamento, o idioma, enfim uma vasta gama de divergências. 

As pessoas conhecidas como médiuns, "dividem" o mesmo corpo com suas entidades, o que de certa forma caracterizada um transtorno de múltiplas personalidades. 

A maioria dos médiuns que conheço não se lembram de nada que falaram ou fizeram, porém, existe os que são totalmente conscientes, embora modifique a voz e os trejeitos.

Acredito que cada caso deve ser analisado particularmente e que não existe uma regra única, ou uma verdade única. A pessoa que apresenta disturbio de personalidade multipla pode sim ter uma histeria ou pode estar desdobrando suas encarnações passadas e ainda pode estar "dividindo" seu corpo com mais alguns espíritos. Múltiplas personalidades, múltiplas possibilidades.