sábado, 15 de dezembro de 2012

PADRÕES DE CONDUTA PARA A NOVA HUMANIDADE - Parte IV


O homem envolveu o seu ambiente em uma vibração enlouquecedora de agressões e criou artifícios químicos para incrementar a produtividade das terras mas só conseguiu contaminar o solo e as águas. Com isso, deu oportunidade para o nascimento de novos insetos que não eram previstos originalmente e agora não consegue controlá-los. Hoje temos uma lavoura cheia de pragas. Bastava que o homem tivesse deixado as coisas seguirem seu curso natural e a própria natureza se encarregaria de manter a regularidade. Como consequência disso temos hoje uma alimentação totalmente inadequada e envenenada. 
O homem construiu diques de contenção, represou os rios e mares, mudou o curso das águas e com isso destruiu o equilíbrio da fauna e flora em geral, inclusive a marinha que é responsável pela maior parte do oxigênio que consumimos. Muito da vida natural desapareceu e muitas espécies foram totalmente extintas.
Tudo foi criado a partir de ordens inteligentes dentro da Harmonia do Universo; quando se mexe numa coisa, pertuba um conjunto de outras. Não se pode transcender limites sem afetar a ordem natural. Por isso, tudo que a mão do homem desencaminhou retornará a seu curso original para recobrar o equilíbrio e as futuras gerações compreenderão que não se pode invadir um domínio que não lhe foi outorgado.  

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

RIO


RIO

Moro em uma cidade grande, como muitas outras pelo mundo, e sempre que vejo o seu principal rio, penso que no passado ele já teve águas cristalinas e vegetação abundante nas suas proximidades e hoje é apenas um monte de concreto canalizado com um fio de água poluída passando pelo meio

Provavelmente, todos os esgotos da cidade, que ainda não são tratados, desembocam nele. Os únicos animais que se aventuram a aproximar-se dele são os urubus, ratos e os homens é claro

As margens ficam cobertas por todo tipo de lixo que se acumula dia a dia e só desaparece quando chove e a correnteza leva, dai se acumula de novo. Como se todo este cenário já não fosse horrível, o rio da minha cidade foi praticamente todo coberto e transformado em ruas.

O homem, ao invés de resolver os problemas, os encobre. O rio agora além de todos os problemas que já citei deixa de receber a luz do sol e fica esquecido por debaixo das ruas onde a maioria se quer sabe que ele está lá. É deprimente ver a água que nos dá a vida sendo tratada com tanta falta de respeito.

Quando os rios e mares se "revoltam"contra as pessoas e invadem suas casas todos ficam chocados e prestam atenção neles, mas no dia a dia ninguém se importa em preservá-los. Apenas uns poucos ambientalistas tentam conscientizar as pessoas do mal que estão fazendo a elas próprias pois dependem do rio para sua sobrevivência.

Já é passada a hora de aprendermos a preservar aquilo que faz parte da nossa vida, pois, se ele acabar nossa vida também acaba.