sexta-feira, 25 de julho de 2014

ORAÇÃO DE AKHENATON



Oração de Akhenaton para Nenfertite











Não guarde amarguras em teu coração.      
Seja cândida e sincera consigo mesma.    
Elimine todo falso apego que se referir a você
 e acima de tudo não se atormente com falsos queixumes.
Olha o amor e a vida em todas as coisas; no ar;  nas plantas; 
nos animais; nos seres humanos.
Sê forte e descanse seu espirito sobre o que é imortal
 e imortal você conseguirá ser.
Lembre-se nenhum problema, nenhuma frustração são definitivos, 
há sempre um imprevisto apaziguante, uma solução inesperada
 quando tudo parece perdido.
Deixe que seus sentimentos, pensamentos e emoções tenham grandeza, 
sejam puros e universais e estejam acima de todo egoísmo.
Então, mesmo que sob a mais densa camada de obscuridade da Terra,
 você perceberá, mesmo que confusamente a princípio,
 a luz que habita seu coração e resplandece em sabedoria e amor. 
(oração de amor que o faraó Akhenaton fez para Nenfertite)

OS ÚLTIMOS SEIS DIAS DE JESUS/ DIA 2 / SEGUNDA - FEIRA


SEGUNDO DIA:

Jesus e os vendilhões do Templo

-"Meus amados, observem esta figueira. Está bonita, cheia de folhas, porém não tem frutos, pois estes tem seu tempo certo de se produzirem. Vós, no entanto, não podeis ser como esta figueira que somente oferece frutos em certa época do ano. Torna-se  necessário que prepareis vossos corações a fim de que estejas dispostos a socorrer, amar e perdoar sempre que fordes exigidos. Vossos frutos deverão alimentar aos famintos todos os dias, em todas as horas e lugares."

-"Meus amigos, a fortaleza de vossos corações também se encontra na maleabilidade. Ficai atentos à natureza e aprendereis  sempre. Na grande tempestade, os galhos frágeis que se dobram à força dos ventos resistem e sobrevivem. Porém, as árvores gigantescas, inflexíveis, às vezes acabam por terra e morrem. Assim, nos momentos de provações, sede maleáveis, permitindo que a misericórdia divina vos encaminhe por novas sendas  de aprendizado e progresso."

-"Irmãos amados de meu coração, sois todos vós bem aventurados, pois recebestes do Pai o privilégio da fé em um único Deus. Nenhum povo da Terra tem obtido tanto em matéria de fé, pois o Pai vos tem enviado seus profetas a fim de vos ensinar um pouco das verdades eternas."

-"Olhai este Templo: é o símbolo sagrado de vossa fé; é objeto de orgulho para toda a nação, porém entristeço-me ao vê-lo transformado em covil de interesses materiais, corrompendo vossas manifestações mais puras. Vossos antepassados se envergonhariam de ver o que fizestes do Templo. Esta casa deveria ser para vós lugar de recolhimento da alma, mas fizestes dela casa de câmbio, onde recolheis dinheiro com mais furor do que César de seus súditos. Vós queríeis um lugar  para reverenciar o Deus único, no entanto aqui são deuses o dinheiro que esmaga os pequeninos e o poder que humilha sem piedade. Olhai a imundície, o mau cheiro, o barulho e a desordem que reina neste recinto que mais parece um redil ou mercado, onde tudo se adquire, menos a fé."

-"Por que cuidais das coisas da Terra, quando deveríeis, vós escribas e sacerdotes, mostrar ao povo as riquezas celestiais? Por que não revelastes a eles os tesouros da alma? Oh! Quanto me dói vê-lo assim...Há odor de morte neste lugar....O cheiro de sangue e fumaça de carne das vítimas inocentes queimadas dominam o céu de Jerusalém. Ofereceis ao Pai carne? Sangue? Não sabeis que o Pai é o Espírito Supremo do Infinito? Assim, devemos amá-lo em espírito. Oferecei a Ele vossas boas atitudes, vossa bondade e vosso amor. Vós dizeis ser o povo escolhido de Deus, no entanto fizestes desta casa de orações um matadouro, onde sacrificais animais, manchando de sangue o santuário. Vós que julgais ser filhos diletos do Pai, transformastes este Templo, símbolo da fé, em lugar onde mercadejam coisas mundanas e mesquinhas. Vós que apresentai ao mundo a crença no Deus único, vendeis a preço de ouro as bençãos celestes ao povo simples e sofrido. Onde está escrito que o Pai vende misericórdia? Onde encontrais na lei palavra que avaliza a oferenda e a sede do Pai por sangue? Soltai os animais! Sacrificai a alma a fim de que vossas ações sejam puras."

-"Vosso Criador está em todo Universo e também dentro de vós. Ele não precisa de um lugar para manifestar-se. Basta oferecer-lhe um bom coração. Mas, se construíste um Templo, Ele aí também se fará presente, mas por ora não está aqui, neste antro de vaidades, onde o verniz exterior esconde a podridão da maldade que fere e mata. Expulsastes Deus do grande Templo e também de vossos corações. Sabei, pois, que o luxo e a ostentação, o linho e a seda, o mármore e o ouro não impressionam ao Pai de todos nós."

 -" Aquele que crê em mim, crê também naquele que me enviou, e aquele que me vê, vê quem me enviou. Eu vim como a luz do mundo, para que todo o que crer em mim não permaneça nas trevas. E se alguém escuta as minhas palavras e não as guarda, eu não o julgo, porque não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo."


(Texto extraído do livro - "Os últimos seis dias de Jesus" - Jamiro dos Santos Filho - editora Panorama) 

OS ÚLTIMOS SEIS DIAS DE JESUS / DIA 1 / DOMINGO


PRIMEIRO DIA:

Jesus visita o templo em Jerusalém e é acompanhado por grande multidão.

-"Eu sou o caminho, a verdade e a luz!"

- "É chegada a hora do filho do Homem testemunhar a sua mensagem. Em verdade vos digo que também vós tereis o vosso testemunho. Por isso vos digo: Quem me quiser seguir, renuncie a própria vida e siga-me. Amar e servir a o próximo até o fim, sem deixar que o desânimo o abale. Essa é a vontade de meu Pai."

-"Em verdade vos digo que o Cristo recebeu do Pai suas ovelhas, a fim de encaminhá-las ao aprisco da perfeição, e ele estará  até o fim dos tempos junto ao seu rebanho. Ainda uma vez vos digo, dentro em pouco o filho do Homem será entregue à prisão e à morte, e só então reconhecerão todos ser ele o Messias que o povo esperava. Mas não vos deixarei órfãos...."

-"Ah! Jerusalém! Se ao menos nesse dia compreendesses a mensagem de paz! Mas, ai! Isto está agora oculto aos teus olhos. Sim, dias virão sobre ti em que teus inimigos te cercarão de trincheiras, investirão contra ti e te apertarão de todos os lados. Eles te arrasarão, a ti e a teus filhos que estiverem dentro de teus muros, e não deixarão de ti pedra sobre pedra, porque não soubeste reconhecer o tempo que foste visitada."

-"Por séculos enviei profetas e missionários que falaram em meu nome, mas não os escutaste... Por fim, vim a ti, e não me recebeste... Ah! Jerusalém! Em verdade te digo, eu serei o último a vir, depois a noite encobrirá o teu destino..."

-"João, vossos olhos estão anuviados pela ilusão. Estais como o viajor no deserto que, sedento de água, enxerga miragens que só ele vê. Os aplausos não são definitivos e sinto não serem sinceros. Muitas vezes, a mão que aplaude é a mesma que agride. Nossa entrada triunfal em Jerusalém se deu não por mim, mas por vós, a fim de gravar em vossas almas este dia em que o filho do Homem visitou a Terra. Assim, aguarde João, pois se hoje recebeste aplausos e risos, amanhã talvez te traga apuros e lágrimas."

-"Meu amado irmão, é chegada a hora em que o filho do Homem será entregue ao sacrifício supremo. Não raro, é necessário as derrotas aparentes a fim de que a vitória definitiva se concretize. Muitas vezes, no jogo da vida, perder é ganhar. Mas não se turbe o vosso coração, crede confiai e façamos o que o Pai nos confiou. Nosso empreendimento teve seu início em eras passadas, e ainda atravessará os séculos, até que tenham todos, sem exceção, a vitória. Assim, atendendo ao Pai, estaremos palmilhando a estrada da perfeição absoluta."

-"Meus amados, peço-vos ainda, alegrai-vos. Que vossos olhos brilhem e vossos semblantes se iluminem. Tende bom \ânimo, assim venceremos."

(Texto extraído do livro - "Os últimos seis dias de Jesus" - Jamiro dos Santos Filho - editora Panorama) 

segunda-feira, 21 de julho de 2014

GENGIS KHAN


Genghis Khan

Genghis Khan  foi um conquistador e imperador mongol. Nascido com o nome de Temudjin  por volta de 1160. Foi o imperador que mais territórios conquistou na história, dominando quase 20 milhões de km² (o equivalente a 2,3 vezes do território brasileiro).
Aos nove anos  o pai de Temudjin o levou ao clã dos Merkitas para escolher uma esposa e refazer a paz entre os clãs  pois no passado ele havia roubado a esposa do Khan dos Merkitas e se casado com ela. No caminho, parou para pernoitar num clã aliado, os Onggirat. Lá Temudjin conheceu Borte por quem se encantou. Pediu então ao pai para praticar a escolha de esposas ali, porém, ao invés de apenas praticar, escolheu oficialmente Borte como sua noiva para surpresa de todos. O pais de Temudjim não se chateou com o filho porque acreditava que um homem deveria escolher sua esposa. No caminho de volta para casa pararam para descansar próximos de uma tribo inimiga que ali já se encontrava em descanso. Os Khans trocaram oferendas e o pai de Temudjim , Yesugei, foi  envenenado por membros da tribo dostátaros que violaram o acordo de paz em território neutro. 

Temudjim era o filho mais velho e não tinha idade para assumir o controle da tribo que passou a ser comandada por um novo Khan, Targutai, ex-soldado de Yesugei, que expulsou a família do clã para evitar futura contestação de sua liderança, forçando-os a sobreviver nas estepes, sem gado ou cavalos. Como Temudjim era o herdeiro direto, porém ainda muito jovem para ser morto, pois os mongóis não matavam crianças, Targutai o prendeu até que ficasse grande o suficiente. Certo dia, uma tempestade muito forte se aproximou de repente e os mongóis temiam as tempestades e o deus do trovão, então todos fugiram para se abrigar  esquecendo de prender Temugjim que fugiu para as montanhas e por lá permaneceu até se tornar homem. Passou a infância inteira fugindo da perseguição  do algoz Targutai e aos 17 anos voltou ao Klan de Borte para tomá-la como esposa e retornar ao seu khan. Entretanto a felicidade dos dois durou pouco pois logo foram encontrados por um grupo de merkitas comandados por Chitedu, ex-marido da mãe de Temudjin, que queria a esposa de Temudjin como vingança pela ofensa que seu pai havia feito antigamente. Temudjin reuniu alguns homens e foi até Jamukha pedir ajuda para resgatar Borte. Jamukha e Temudjim se conheceram ainda crianças e se tornaram "irmãos de sangue". Embora não fosse correto um mongol lutar por uma mulher, Jamukha concordou em ajudar Temudjim.

Ao destruir os merkitas, Temudjin encontrou Borte grávida, fazendo sua primeira paternidade ser duvidosa. Após a batalha, Temudjin  partilhou com os soldados os bens conquistados o que despertou a admiração dos soldados e a ira de Jamukha pois seus melhores homens preferiram seguir Temudjim. Jamukha, embora contrariado não se opôs, entretanto seu irmão liderou as escondidas um ataque a Temudjim no qual acabou sendo morto sem querer e tal fato deflagou a guerra entre os "irmãos". Jamukha prendeu Temudjim e ordenou a seus homens que o escravizarem e o levassem até a China.

Temudjin foi preso em uma jaula como um animal selvagem e humilhado pelos Chineses.
Sua esposa Borte consegui resgatá-lo e não quis voltar à Mongólia, afirmando que ela estava corrompida e sem leis.
Determinado a unificar a Mongólia, Temudjin determinou as leis dos mongóis. Nessa época, a força de Temudjin era conhecida em toda a Mongólia. Temudjin seguiu pregando a unificação da Mongólia nos clãs e muitos khans se uniram a ele, porém, a maioria dos clãs se uniram a Jamukha, que pregava a destruição de Temudjin. Finalmente, a Mongólia estava dividida em duas: o exército de Temudjin e o exército de Jamukha. Os dois exércitos se encontraram para a batalha final na qual Jamukha foi vencido.

Em 1206, uma assembleia entre os chefes de todas as tribos das estepes proclamou Temudjin, então com quarenta e cinco anos, como Gengis Khan, o "cã dos cãs". Criou-se uma hierarquia administrativa e militar e um exército foi treinado e organizado. Para comandar um exército de milhares de homens e diminuir o poder dos antigos khans, Gengis criou uma hierarquia militar baseada na unidade mínima de dez homens comandadas por um deles. Dez unidades de dez homens cada seriam comandadas por um novo líder, que por sua vez faria parte de um grupo de mil sujeitos a um comandante determinado; este, por sua vez, obedecia a um general que tinha sob seu controle dez mil homens. Acima dos generais, apenas Gengis Khan.

Na Mongólia atual, Gengis Khan é considerado o herói máximo e o pai daquela nação, cujo culto à imagem jamais se deixou apagar, mesmo durante o regime comunista.
quem tiver interesse em saber mais detalhes da vida deste grande homem assista ao filme "Mongol".