domingo, 11 de novembro de 2012

TORRE DE BABEL

TORRE DE BABEL


     Em 570 a.C. o Rei Nabucodonosor II da Babilônia, procurando        restaurar o zigurate ( Templo babilônio antigo com plataformas que sucessivamente recuadas                      formam uma construção piramidal.)  escreveu sobre o  seu estado arruinado:
Um antigo rei construiu o Templo das Sete Luzes da Terra, mas ele não completou a sua cabeça. Desde um tempo remoto, as pessoas tinham-no abandonado, sem a ordem a expressar as suas palavras. Desde aquele tempo terramotos e relâmpagos tinham dispersado o seu barro secado pelo sol; os tijolos da cobertura tinham-se rachado, e a terra do interior tinha sido dispersada em montes. O grande senhor, excitou a minha mente para reparar este edifício. Eu não mudei o local, nem retirei eu a pedra da fundação ? como tinha sido feito em tempos anteriores. Por nisso eu fundei-a, eu fi-la; como tinha sido em dias antigos, assim eu exaltei o topo

A Torre histórica encomendada por Nabucodonosor a cerca de 560 a.C. na forma de um zigurate de oito níveis é vista pelos historiadores como tendo cerca de 2089 metros de altura e 100 de largura.

Na realidade quando o Rei Nabucodonosor intenta a construção da torre  seu objetivo era conseguir alcançar o céu para  estar mais próximo de Deus e não para exaltar sua própria grandeza. Com relação ao castigo que supostamente Deus enviou de fato ele nunca existiu. O que houve foi que como a torre era uma construção de grandes dimensões foi necessário solicitar mão de obra de várias partes do mundo e óbvio que cada qual falava o idioma inerente de sua região, o que dificultou de certa forma o entendimento entre eles.

Esta história é usada para explicar a existência de muitas línguas e etnias diferentes pelo mundo.