sexta-feira, 4 de setembro de 2020

JAPAMALA



JAPAMALA

Japamala é um cordão sagrado usado para ajudar a prática da meditação. A palavra Japamala tem origem sânscrita onde Japa significa "o ato de sussurrar repetidamente mantras, orações ou nomes de divindades" e Mala significa "guirlanda, cordão."

O Japamala facilita o contato como o Divino. Tem origem oriental , sendo principalmente utilizado por budistas tibetanos e iogues hindus que são incentivados a fabricar os seus próprios Japamalas.

Um Japamala pode conter 108 contas e mais uma conta central denominada de "meru". Também encontramos Japamalas com 54 contas, que seria metade do todo, ou ainda Japamalas com apenas 27 contas, que podem ser usado como pulserias.  As contas devem ser de madeira(sândalo), sementes, cristais ou pedras naturais, nunca de plástico ou vidro, pois estes materiais transmitem energias de acordo com sua qualidade molecular.

Segundo a tradição, 108 vezes é o número que se deve repetir um mesmo mantra para se alcançar um estágio superior de consciência. Portanto se seu Japamala for de 54 ou 27 contas voce deve repetir os mantras até atingir 108.

Além disso o número 108 é considerado um número sagrado pois o alfabeto sânscrito possui 54 letras-fonemas femininos e 54 letras fonemas masculino. Também é o número do chacra cardíaco que nos textos védicos  divide o tempo em passado, presente e futuro. E, apenas a título de curiosidade, 108 vezes é o número que o Sol é maior que a Terra.