quinta-feira, 15 de agosto de 2019

HEBREUS

HEBREUS

O principal legado deixado pelo povo hebreu foi o monotéismo, crença em um único Deus, que deu origem as maiores religiões da atualidade: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo.

Vivia Abraão com sua tribo em Ur, Deus então lhe disse para que se mudasse para Canaã, atual Palestina, porque era a terra que Ele, o Senhor estava dando ao seu povo. Mandou Deus que Abraão se mudasse para Canaã e que sua tribo se multiplicasse assim como as estrelas no céu.

Estando Abraão e seu povo já instalados em Canaã, uma forte seca se abateu sobre eles e foram obrigados a se deslocarem para o Egito em busca de terras férteis. Lá foram escravizados por aproximadamente 400 anos até que Moisés, enviado de Deus os libertou e os conduziu de volta à Canaã. A libertação do povo Hebreu e chamada de Pessach, páscoa. 

Por 40 anos o povo Hebreu esteve no deserto e após a morte de Moíses, Josué, seu sucessor, conquistou novamente as terras que pertenciam ao seu povo mas que estavam ocupadas por outros povos. Após retomar a "terra prometida", Josué a dividiu em 12 tribos.

 As doze tribos de Israel eram lideradas cada qual por um "príncipe"e um juiz. Porém como vinham sofrendo muitos ataques dos povos vizinhos decidiram se unir em uma úncia tribo que foi liderada pelo rei Saul, coroado primeiro rei de Israel. Depois de Saul, Israel foi comandada por David, ungido do Senhor, e depois de David, por seu filho Salomão, que construiu o primeiro templo de Jerusalém.

Após a morte de Salomão houve a divisão do reino de Israel em dois, Samaria como capital do reino de Israel e Jerusalém como capital do reino de Judá. Enfraquecidos, o reino de Israel foi invadido pelos Assírios  e o reino de Judá foi invadido pelos Babilônicos. A liberdade só foi reconquistada após os Babilônicos serem dominados pelos Persas. Então foi construído o segundo templo de Salomão, que também foi destruído por Roma, anos depois, na diáspora judaica.

Em 1948 foi criado o Estado de Israel. Judeus espalhados por várias partes do mundo migraram para o território ocupado outrora pelo povo Hebreu. Conflitos entre judeus israelitas e árabes palestinos permanecem até hoje.