segunda-feira, 30 de julho de 2012

ESCALA DOS ESPÍRITOS


"A classificação dos espíritos se baseia no grau de adiantamento deles, nas qualidades que já adquiriram e nas imperfeições de que ainda terão de despojar-se".

Essa classificação foi feita para os espíritos mas se aplica a todos nós porque todos somos espíritos, mesmo quando encarnados.
Também é importante ressaltar que o espírito, ou ser, não precisa necessáriamente "dar um passo de cada vez"; se por exemplo ele estiver na 10 classe mas conseguir compreender a dimensão de seus erros e essa redenção for proprocional a sua maldade, ele poderá passar até mesmo para a 2 ordem, sem que obrigatoriamente tenha que ir trilhando classe a classe. 
A propósito, um dia, todos nós chegaremos a 1 classe, sem exeção.
(nota da autora = eu)
 
3.ORDEM: IMPERFEITOS = onde a maioria de nós se enquadra; predomina a matéria sobre o espírito e prevalece o desejo para o mal; dividem-se em 5 classes:
10 classe = IMPUROS = tendenciam a todo tipo de erro, também conhecidos como demônios
9 classe = LEVIANOS = conhecidos como diabretes, não medem as consequências dos seus atos e se divertem com o infortúnio alheio.
8 classe = PSEUDO - SÁBIOS = são orgulhosos, presunçosos e ciumentos, acham que sabem mais do que realmente sabem e confundem com suas falsas explicações.
7 classe =  NEUTROS = o praticam nem o bem e nem o mal 
6 classe = BATEDORES e PERTUBADORES = não formam uma classe específica e podem se encaixar em qualquer uma das classes acima, se aprazem em pertubar e causar medo. (Na minha opinião essa classe não deveria existir já que se adequa as demais)      

2. ORDEM = BONS ESPÍRITOS = predomina o espírito sobre a matéria; na nossa orbe ainda são a minoria; dividem-se em 4 classes:
5 classe = BENÉVOLOS = a bondade é sua qualidade dominante porém são limitados em seus conhecimentos; progrediram mais no sentido moral.
4 classe = SÁBIOS = distinguem-se pela amplitude de seus conhecimentos
3 classe = DE SABEDORIA = capacidade intelectual que lhes faculta juízo reto sobre tudo ( na minha opinião há pouca diferença  entre a 4 e 3 classe)
2 classe = SUPERIORES = reunem a ciência, a sabedoria e a bondade; quando por ventura encarnam na Terra é em missão de altíssima amplitude; são um espelho da perfeição

1 ORDEM = PUROS = não recebem nenhuma influência da matéria 
1classe = PUROS = são os ministros de Deus.
 
(Fonte = livro dos Espíritos - Parte 2 - capítulo I )