sexta-feira, 12 de setembro de 2014

RELACIONAMENTOS AFETIVOS

RELACIONAMENTOS AFETIVOS

"Os relacionamentos afetivos existem para que as pessoas aprendam a cooperar umas com as outras, a tolerarem-se nas diferenças, a se desdobrarem para a sobrevivência coletiva, encontrando espaço para o desenvolvimento das virtudes da alma."
(Espírito Lúcius)

As grande maioria das pessoas reduzem a importante oportunidade dos relacionamentos afetivos a simples experiências sexuais. Tudo muito raso. As vezes até conseguem dizer: -"Eu te amo"! mas não passam de palavras que elas próprias ignoram o significado.

Os relacionamentos afetivos são geralmente egoístas, porque as pessoas são egoístas geralmente. Ninguém quer abrir mão dos "seus" direitos. Por tal razão os matrimônios atualmente se dissolvem com sonrisal na água. As pessoas não estão muito interessadas em compartilhar, apenas em receber. Se o casal não está se compreendendo mutuamente, se um não está correspondendo às expectativas do outro, se separam e pronto. Não importa muito o motivo pelo qual a relação foi abalada mas parece mais fácil acabar o casamento e partir para outro experiência do que tentar consertar. 

Existem também aqueles casais que não se separam de fato mas vivem vidas distintas dentro da mesma casa. Cada qual vive sua vida particular dentro de seu mundo imaginário. Se permitem até vivenciar relações extra conjugais totalmente descompromissados, entretanto, continuam "fiéis" ao seus casamentos. Não são fiéis nem a si próprios.

E quanto ao ciúme, sentimento este que se caracteriza por um egoísmo extremo. Não existe espaço para ciúme porque ninguém pertence a ninguém. É preciso estar-se prezo por vontade. É preciso levar os relacionamentos afetivos mais a sério, principalmente quando se há filhos envolvidos.


quinta-feira, 11 de setembro de 2014

TRABALHO



TRABALHO

"O trabalho existe para disciplinar a vontade mas o homem só o encara como fonte de recursos para suprir as necessidades da vida física ou como fonte de prazeres"
Espírito Lúcius

Todos precisamos de trabalhar mas não apenas para angariar recursos materiais a fim de nos mantermos, mas principalmente para adquirirmos experiências no contato direto com as provações do mundo a fim de evoluirmos.

A maioria das pessoas trabalha por obrigação em empregos que detestam. Ficam ansiosas pelos dias de folga e feriados. Contam no relógio os minutos para o fim do expediente.

Quantas pessoas depositam suas esperanças nas casas lotéricas toda semana sonhando em ficarem milionárias da noite para o dia e nunca mais precisarem trabalhar.

O trabalho enobrece. Feliz daquele que trabalha, mesmo que sem gostar, porque sempre há aprendizado e ganho quando se está trabalhando.