quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A ORIGEM DO DIA DAS BRUXAS


A ORIGEM DO DIA DAS BRUXAS

No dia 31 de outubro os antigos celtas/druidas celebravam o fim do verão e a chegada do inverno com uma grande festa chamada SAMHAIN que significa "fim do verão". Não se sabe ao certo se SAMHAIN era um deus ou um demônio ou nenhum dos dois. 



Acreditava-se que neste dia a fronteira entre o mundo real e o mundo sobrenatural se rompia e as almas dos mortos podiam andar livremente entre os vivos. Estas almas procuravam por corpos para possuírem a fim de voltarem à vida. Por tal razão esta festa também era conhecida como "festa dos mortos".

Para se proteger das almas que queriam regressar, era costume das pessoas usarem máscaras bem horripilantes para que fossem confundidas com os mortos. Também colocavam-se doces nas portas para acalma-los e esculpiam caras nas abóboras com velas dentro a fim de afugentar os espíritos e levar-lhes um pouco de luz.

Durante a idade média a comemoração de SAMHAIN, por se tratar de uma festa pagã que envolvia certos rituais, ficou conhecida como Dia das Bruxas e quem a comemorasse seria condenado pela Inquisição. 

Para por fim a festa pagã de SAMHAIN o Papa Bonifácio IV introduziu o dia de todos os santos a ser comemorado no dia 01 de novembro e o dia dos mortos em 02 de novembro, quando as almas dos que já partiram poderiam receber suas preces e homenagens. 

O nome HALLOWEEN provavelmente é uma união do termo "all hallow eve " que significa véspera do dia de todos os santos.