quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

IVAN - O TERRÍVEL


IVAN - "O TERRÍVEL" - PRIMEIRO CZAR DA RÚSSIA

Ivan IV reinou por 53 anos e seu reinado marca o início da criação de um Império. Ficou conhecido na história da Rússia como o maior tirano recebendo a alcunha de "Grozny" que na realidade tem um significado bem amplo que apenas terrível como espetacular, magnífico, perigoso, formidável, ameaçador, rigoroso, autoritário, todos adjetivos que resumem a personalidade de Ivan.

Seus pais faleceram antes que ele completasse 9 anos de idade. Ele cresceu observando as famílias que governavam - os boiardos - lutando e se matando uns aos outros pelo poder. Aos 3 anos, após a morte de seu pai foi proclamado grão príncipe de Moscovo e aos 5 anos já presidia reuniões do conselho de regência. 

Em uma dessas reuniões ordenou a prisão e morte do regente e aos poucos, junto de aliados foi conquistando seu espaço aniquilando todos que atrapalhassem seu caminho. Em 1547 foi coroado Czar.

Aos 16 anos, após ser coroado, casou-se pela primeira vez com Anastácia Romanov com que teve 6 filhos. Ivan Ivanovich, o mais velho, foi morto pelo próprio pai depois de um desentendimento entre os dois por causa da nora, e Teodoro o mais novo foi quem assumiu o trono após a morte do pai, porém não era muito inteligente e não teve herdeiros.

Ivan casou-se mais sete vezes depois da morte a primeira esposa mas não teve outros filhos. Algumas de suas esposas foram envenenadas, outras mandadas para mosteiros e outras tiveram mortes piores.

A Rússia esteve em guerra durante a maior parte do reinado de Ivan. Para se proteger ele criou sua guarda pessoal, a Oprichnina.  Eles se vestiam de negro e montavam cavalos igualmente negros. Durou apenas sete anos mas foram suficientes para dizimar um grande número de inimigos. Atacavam sem piedade todos aqueles que não agradavam Ivan.  As novas masmorras construídas dentro do Kremlin para torturar os inimigos viviam cheias. A Oprichnina tornou-se muito mais perigosa para estabilidade do país do que o perigo que tinha intenção de suprir.

Ivan promoveu uma verdadeira revolução em todos os setores sociais, políticos e religiosos.