sexta-feira, 21 de março de 2014

SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA




Santa Catarina de Alexandria



Santa Catarina de Alexandria, nasceu em 287 d,C, na cidade de Alexandria/Egito.Catarina era pagã e sua mãe, que já era cristã, empenhava-se em trazer a filha à Igreja.

Era moça muito culta,  dispunha de vastos conhecimentos  e com desenvoltura discutia filosofia, política e religião com os grandes mestres, coisa pouco comum naquele tempo, principalmente pelo fato de ser mulher.



Quando o seu pai, rei Costus, faleceu, Catarina retirou-se com a mãe Sabinela para as montanhas da Cilicia onde aprendeu sobre o cristianismo com Ananias, um velho sacerdote.

Porém, sua verdadeira fé só despertou depois de um sonho significativo que teve com Jesus. A partir daí, empenhou-se em aprender a religião cristã. Suficientemente preparada, recebeu  o santo batismo. Na época Catarina tinha 18 anos. Confiaram o reino a um governador e voltaram, mãe e filha para Alexandria.

Mais tarde, depois que sua mãe morreu, Catarina procurou relações de amizade com servos e servas de Deus e transformou a sua residência em lar cristão. Progrediu tão rapidamente na ciência divina que, dentro em pouco, era mestra na ciência da fé.

Na época quem governava Alexandria era o Imperador Romano Maximino Daio famoso por perseguir cristãos e Catarina, agora convertida, tentou dissuadi-lo a abandonar tal prática e converter-se também. Apontou a limitação do Imperador por ser pagão e, afirmou que o único Rei que existia era Deus e Jesus Cristo seu filho. O Imperador ficou furioso e mandou prendê-la até que viessem os 50 maiores sábios do mundo e a humilhassem por causa de sua argumentação aparentemente simples.

Dizem que  a fúria do Imperador não se dava apenas pelas crenças de Catarina ou pelo fato dela difundir o cristianismo que ele tanto abominava, mas sim o fato dela ter recusado seu convite para se tornar Imperatriz.

Quando os sábios chegaram, riram do Imperador por tê-los convocado para contra-argumentar com uma simples garota. Porém, o imperador os advertiu que, se conseguissem convencê-la, ele os presentearia com os melhores bens do mundo; mas se não conseguissem, ele os condenaria à morte. Catarina foi tão plenamente sábia nas suas colocações e argumentos que mesmo perante esta ameaça os sábios não conseguiram convertê-la. Pelo contrário, vencidos pela eloquência de Catarina, converteram-se ao cristianismo. Frustrado, o Imperador mandou prender e torturar Catarina na masmorra. Visitada na prisão pela esposa do imperador e pelo chefe de sua guarda, Catarina os converteu, fazendo o mesmo com inúmeros soldados. Mais enfurecido ainda, o Imperador mandou assassinar os sábios e sua esposa, lançou os guardas aos leões no Coliseu e  condenou Catarina à morte lenta na roda (instrumento de tortura que mutilava e causava grande sofrimento).

Mas quando foram amarrar Catarina na roda, ela fez o sinal da cruz e a roda quebrou. Então Maximino a decapitou  mas ao invés de sangue saiu leite de seu corpo.  Isso aconteceu em 25 de novembro de 305.


O corpo de Catarina desapareceu milagrosamente. Três séculos mais tarde,  o seu corpo, incorrupto, foi encontrado por monges e levado para o Mosteiro de Transfiguração, que foi construído pelo Imperador Bizantino Justiniano, no monte Sinai,  onde algumas das suas relíquias e o seu nome ficaram até hoje.


Uma particularidade sobre a roda:


Os atos do martírio eram descritos por escribas romanos que tinham ordens de relatar o martírio e dar pouca ênfase ao santo sendo martirizado de modo assustar os cristãos, pois a os atos eram expostos no local do martírio e na biblioteca em Roma. O martírio foi feito amarando-a a um poste e girava-se um roda de madeira com pás de ferro junto ao seu corpo e as pás iam dilacerando a carne num suplicio infernal. Os estudiosos dizem que as pás eram feitas, na época, de ferro, pelos mesmo ferreiros que faziam as ferraduras dos cavalos, de uma maneira grosseira, sem afiar a lamina, e desta forma, a carne era dilacerada por impacto e não por corte, provocando dores lancinantes, em especial na região dos seios. Mas com Santa Catarina a roda quebrou milagrosamente.




Catarina e Joana d'Arc

Foi ouvindo a voz de Santa Catarina que Joana d'Arc encontrou a espada que usaria em sua missão e que mudaria a história da França. 


Oração a Santa Catarina

Santa Catarina é considerada padroeira dos estudantes, filósofos e professores e também invocada pelos que trabalham com rodas e contra acidentes de trabalho.



Minha Beata Santa Catarina,
que beata entre as beatas e formosa como a lua,
quando entrastes na cidade,
achastes mil homens todos bravos como os leões,
abrandáveis os corações com a palavra da razão.
Assim rogo que abrandeis os corações dos nossos inimigos.
Olhos tenham e não me enxerguem,
boca tenham e não me falem,
braços tenham e não me atem,
pernas tenham e não me alcancem,
fiquem imóveis como pedra em seu lugar,
ouvi minha prece, virgem mártir,
para que eu alcance tudo o que vos rogo.
Santa Catarina
rogai por nós.
Ámen.