sexta-feira, 1 de abril de 2016

REI DAVI




REI DAVI

Davi era o caçula de 7 irmãos. Preterido pelo pai, pastoreava as ovelhas  da família sozinho enquanto seus irmãos serviam ao exército do Rei de Israel, Saul.

Saul havia sido ungido rei a muito tempo e o poder havia lhe modificado a conduta. Já não obedecia aos desígnios de Deus mas sim às suas próprias vontades, desobedecendo por inúmeras vezes. Por ter se tornado arrogante e prepotente Deus o depôs e ungiu outro em seu lugar.

Instruído por Deus o profeta Samuel foi até a casa de um homem chamado Jessé pois era lá que estaria o novo Rei de Israel. Chegando à casa de Jessé, Samuel pediu ele chamasse todos os seus filhos pois dentre eles estaria o escolhido do Senhor. Jessé chamou por todos menos a Davi pois achava que ele não faria falta. O profeta examinou um a um dos filhos de Jessé mas não encontrou dentre eles qual estava procurando então indagou se estavam todos presentes. Jessé então mandou que chamassem por Davi. Assim que ele entrou no recinto foi imediatamente reconhecido pelo profeta como sendo o escolhido de Deus. Davi foi ungido e lhe foi recomendado que guardasse o segredo porque até o momento que ele deveria ser revelado.

Por outro lado o atual Rei estava completamente atormentado com a notícia que Deus escolheria outro para o seu trono. Então foi recomendado a presença de um músico para que acalmasse-lhe os ânimos. Davi era exímio tocador de harpa e foi solicitado para tocar para o rei. Sua música acalmou o espírito de Saul e dele não quis mais se apartar.

Naquele tempo o reino vivia em guerra contra inúmeros inimigos. Em uma dessas batalhas, os Filisteus levaram consigo um gigante de nome Golias para desafiar o exército do rei Saul. Se alguém conseguisse derrotar o gigante então os Filisteus se renderiam, caso o contrário seria o povo de Israel a se render. Nenhum dos soldados de Israel ousou enfrentar o gigante mesmo tendo o rei oferecido inúmeras riquezas e a mão de uma de suas filhas em casamento. Davi foi o único que mesmo não sabendo manusear uma espada se prontificou a enfrentar o gigante. Apesar de todos acharem um absurdo mandar um simples menino para enfrentar um gigante o rei deixou que Davi fosse pois não tinha outra opção. Davi era corajoso como ninguém e já havia enfrentado um leão e um urso sozinho quando estava pastoreando as ovelhas, no seu singelo entendimento um homem não poderia ser pior. Para a surpresa de todos Davi derrotou Golias e se tornou herói de Israel.

Permaneceu ao lado do rei e aprendeu a manusear a espada com seu filho mais velho Jonatas. Venceu inúmeras batalhas por Israel e se tornou amado por todos, até mais amado e mais admirado que o próprio rei que vendo seu povo aclamar a Davi sentiu-se "traído". Logo o rei pensou que se Davi era tão favorecido que só podia ser ele o novo rei ungido e logo este lhe tomaria o trono, então tramou. Arranjou o casamento de Davi com sua filha mais velha Merab, mas antes exigiu que ele fosse a uma batalha e deu ordem a seus soldados que não permitissem que de lá ele retornasse. Enquanto isso deu Merab em casamento a outro homem. Quando Davi retornou da guerra o rei para não deixar de cumprir sua palavra casou-o com sua filha mais nova Micau. Na noite de núpcias ordenou novamente que seus soldados fossem até a tenda de Davi e o matassem. Micau descobriu o plano e avisou ao marido que teve tempo de fugir antes de se consumar a tragédia.

Dai em diante houve uma grande perseguição de Saul a Davi que foi considerado inimigo do reino de Israel e teve que permanecer fugindo, entretanto sua família e muitas outras passaram a segui-lo. Para garantir a segurança de todos Davi se aliou ao rei dos Filisteus e em suas terras passou a residir com seu povo e a lutar suas batalhas.Entretanto Davi lutava contra outros povos e não contra os hebreus.   

Chegou o dia que os filisteus enfrentaram os hebreus mas sem a ajuda de Davi. Saul e seu filho Jônatas foram mortos deixando o trono de Israel livre. Davi se negou a lutar pelo trono e disse que somente Deus saberia a hora dele se tornar rei. Dentre as 12 tribos de Israel apenas a tribo de Judá apoiou David o reconheceu como rei. As outras 11 tribos apoiaram o filho de Saul, Sbaal.

Sbaal era fraco e despreparado para governar e logo foi traído pelo seu general que tramou contra sua vida aliando-se a Davi. Entretanto Joabe, fiel amigo de Davi não permitiu a aliança entre eles e o executou a revelia de Davi . Embora Davi tenha sido contra ao ato de Joabe isso o favoreceu e fez com que ele tornasse rei absoluto de Israel. 

Agora no comando, Davi conquistou a cidade de Jebus e a transformou em Jerusalém, capital de Israel.

Davi foi um grande rei e teve grandes conquistas.

Posteriormente reencarnou como Hitler com uma honrosa missão , porém, é do conhecimento de todos que ele falhou dessa vez.