segunda-feira, 21 de julho de 2014

GENGIS KHAN


Genghis Khan

Genghis Khan  foi um conquistador e imperador mongol. Nascido com o nome de Temudjin  por volta de 1160. Foi o imperador que mais territórios conquistou na história, dominando quase 20 milhões de km² (o equivalente a 2,3 vezes do território brasileiro).
Aos nove anos  o pai de Temudjin o levou ao clã dos Merkitas para escolher uma esposa e refazer a paz entre os clãs  pois no passado ele havia roubado a esposa do Khan dos Merkitas e se casado com ela. No caminho, parou para pernoitar num clã aliado, os Onggirat. Lá Temudjin conheceu Borte por quem se encantou. Pediu então ao pai para praticar a escolha de esposas ali, porém, ao invés de apenas praticar, escolheu oficialmente Borte como sua noiva para surpresa de todos. O pais de Temudjim não se chateou com o filho porque acreditava que um homem deveria escolher sua esposa. No caminho de volta para casa pararam para descansar próximos de uma tribo inimiga que ali já se encontrava em descanso. Os Khans trocaram oferendas e o pai de Temudjim , Yesugei, foi  envenenado por membros da tribo dostátaros que violaram o acordo de paz em território neutro. 

Temudjim era o filho mais velho e não tinha idade para assumir o controle da tribo que passou a ser comandada por um novo Khan, Targutai, ex-soldado de Yesugei, que expulsou a família do clã para evitar futura contestação de sua liderança, forçando-os a sobreviver nas estepes, sem gado ou cavalos. Como Temudjim era o herdeiro direto, porém ainda muito jovem para ser morto, pois os mongóis não matavam crianças, Targutai o prendeu até que ficasse grande o suficiente. Certo dia, uma tempestade muito forte se aproximou de repente e os mongóis temiam as tempestades e o deus do trovão, então todos fugiram para se abrigar  esquecendo de prender Temugjim que fugiu para as montanhas e por lá permaneceu até se tornar homem. Passou a infância inteira fugindo da perseguição  do algoz Targutai e aos 17 anos voltou ao Klan de Borte para tomá-la como esposa e retornar ao seu khan. Entretanto a felicidade dos dois durou pouco pois logo foram encontrados por um grupo de merkitas comandados por Chitedu, ex-marido da mãe de Temudjin, que queria a esposa de Temudjin como vingança pela ofensa que seu pai havia feito antigamente. Temudjin reuniu alguns homens e foi até Jamukha pedir ajuda para resgatar Borte. Jamukha e Temudjim se conheceram ainda crianças e se tornaram "irmãos de sangue". Embora não fosse correto um mongol lutar por uma mulher, Jamukha concordou em ajudar Temudjim.

Ao destruir os merkitas, Temudjin encontrou Borte grávida, fazendo sua primeira paternidade ser duvidosa. Após a batalha, Temudjin  partilhou com os soldados os bens conquistados o que despertou a admiração dos soldados e a ira de Jamukha pois seus melhores homens preferiram seguir Temudjim. Jamukha, embora contrariado não se opôs, entretanto seu irmão liderou as escondidas um ataque a Temudjim no qual acabou sendo morto sem querer e tal fato deflagou a guerra entre os "irmãos". Jamukha prendeu Temudjim e ordenou a seus homens que o escravizarem e o levassem até a China.

Temudjin foi preso em uma jaula como um animal selvagem e humilhado pelos Chineses.
Sua esposa Borte consegui resgatá-lo e não quis voltar à Mongólia, afirmando que ela estava corrompida e sem leis.
Determinado a unificar a Mongólia, Temudjin determinou as leis dos mongóis. Nessa época, a força de Temudjin era conhecida em toda a Mongólia. Temudjin seguiu pregando a unificação da Mongólia nos clãs e muitos khans se uniram a ele, porém, a maioria dos clãs se uniram a Jamukha, que pregava a destruição de Temudjin. Finalmente, a Mongólia estava dividida em duas: o exército de Temudjin e o exército de Jamukha. Os dois exércitos se encontraram para a batalha final na qual Jamukha foi vencido.

Em 1206, uma assembleia entre os chefes de todas as tribos das estepes proclamou Temudjin, então com quarenta e cinco anos, como Gengis Khan, o "cã dos cãs". Criou-se uma hierarquia administrativa e militar e um exército foi treinado e organizado. Para comandar um exército de milhares de homens e diminuir o poder dos antigos khans, Gengis criou uma hierarquia militar baseada na unidade mínima de dez homens comandadas por um deles. Dez unidades de dez homens cada seriam comandadas por um novo líder, que por sua vez faria parte de um grupo de mil sujeitos a um comandante determinado; este, por sua vez, obedecia a um general que tinha sob seu controle dez mil homens. Acima dos generais, apenas Gengis Khan.

Na Mongólia atual, Gengis Khan é considerado o herói máximo e o pai daquela nação, cujo culto à imagem jamais se deixou apagar, mesmo durante o regime comunista.
quem tiver interesse em saber mais detalhes da vida deste grande homem assista ao filme "Mongol".


Nenhum comentário:

Postar um comentário