segunda-feira, 4 de junho de 2012

JOSUÉ

 

 JOSUÉ

Após 40 anos caminhando pelo deserto, o povo de Israel, comandados por Moisés, conseguiu chegar próximo a cidade de Jericó onde deveriam se estabelecer. Moisés já contava com aproximadamente 120 anos e estava cansado e velho, então Josué foi o escolhido por ele e por Deus para continuar a conduzir o povo até a terra prometida.

Assim que Josué assumiu o comando, logo após a morte de Moisés, Deus veio até ele e lhe disse que estaria a seu lado e que ele nada temesse, depois mandou que ele levasse o povo para a cidade de Jericó que estava na outra margem do rio Jordão. Então levantaram o acampamento e se dirigiram para Jericó. Os sacerdotes iam na frente levando a arca da aliança e quando eles pisaram no rio as águas se abriram, tal como aconteceu com Moisés, e o povo de Israel pode atravessa-lo em segurança. Assim que todos passaram, os sacerdotes se retiraram e as águas voltaram a correr normalmente.

Chegando do outro lado do rio o povo ergueu um monumento para celebrar aquele dia com 12 pedras simbolizando as 12 tribos de Israel. Logo na primeira noite ás portas da cidade de Jericó que era famosa por suas enormes muralhas, Miguel, o príncipe dos anjos, veio até Josué e lhe deu novas instruções: mandou que ele e o povo dessem 6 voltas ao redor da cidade nos 6 seguintes dias e no 7 dia que eles dessem 7 voltas e ao final da última volta que eles tocassem as trombetas e gritassem. Assim eles fizeram e no sétimo dia após o soar das trombetas as muralhas de Jericó foram ao chão e o povo de Israel finalmente conquistou a "terra prometida".

Jericó foi a primeira de mais de 30 cidades que Josué conquistou. Todos aqueles que não eram fiéis a Deus tinham suas cidades destruídas. Depois de todos povos se renderem ao domínio de Deus através de Josué, ele dividiu as Terras conquistadas entre as doze tribos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário