quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rio + 20


A conferência da ONU sobre desenvolvimento e sustentabilidade não foi exatamente o que se esperava. Pelo menos o simples fato de se pensar em resolver problemas dessa ordem já é um sinal de avanço e evolução. 

A conferência teve 2 temas principais:
* a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza
*a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável

Participaram da conferência 193 líderes de Estado membros da ONU. No fim das contas, não se chegou a solução alguma e o "documento final" que foi redigido ficou bastante superficial e não se comprometeu em nenhum aspecto com melhorias para o planeta. 

Diz no documento que precisamos disso e daquilo mas não se diz como deve ser feito.  Faltou direcionamento de atitudes e comprometimento dos líderes, especialmente os dos países mais ricos que se recusaram a contribuir para a criação de um fundo de 30 bilhões de dólares em prol dos países mais pobres, alegando crise econômica mundial. Não é uma questão de dinheiro apenas mas de educação.

É preciso criar uma consciência sustentável no planeta todo e ensinar a população os meios corretos de reduzir, reciclar e reutilizar. As vezes as  pessoas até querem fazer algo mas não sabem nem por onde começar. Os projetos para educar o povo não são caros e o custo/benefício é excelente, além do mais, não tem dinheiro que pague a preservação do meio ambiente.

É preciso entender de uma vez por todas que os recursos do planeta não são infinitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário