sábado, 15 de setembro de 2012

FOME


FOME

E pensar que nos dias de hoje ainda existe gente que passa fome pelo mundo afora. É um imenso contra senso porque todos os dias toneladas de alimento são jogadas fora no lixo.

Dentro do nosso sistema capitalista só compra quem tem dinheiro e as mercadorias tem que ter boa aparência para poderem valer o preço que custam, dai, tudo aquilo que está machucado, maduro demais, fora do prazo de validade é descartado. O pão da padaria no dia seguinte vira lixo, a comida que sobra no restaurante vira lixo, as verduras do sacolão que murcham viram lixo, os produtos que perdem a validade viram lixo, e, lá no lixo, tem um montão de gente que se alimenta e sobrevive daquilo que chamamos de lixo.  

Não precisa ser assim. Se a produção fosse melhor direcionada e melhor distribuída, o preço das coisas seriam menores e mais pessoas poderiam comprar os alimentos. Se houvesse um meio de favorecer as pessoas com menos posses, se houvesse uma real preocupação com a condição dessas pessoas, não haveria tanto lixo nem tanto desperdício. 

Comemos muito mais do que necessitamos, 3 refeições por dia é luxo, enquanto muita, mas muita gente mesmo, não tem nem o mínimo para se alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário