"A Terra produzirá sempre o necessário para satisfazer a necessidade dos homens mas nunca a sua ganância"
Gandhi
Não é possível vivermos neste ritmo acelerado 24 horas. A pausa é necessária para que haja equilíbrio. A noite é pausa, o inverno é pausa e até a morte é pausa. Onde não há pausa a vida se extingue e é isso que estamos fazendo a nós mesmos, nos suicidando a cada dia.
Nos acostumamos a enxergar a natureza como um grande supermercado do qual basta retirar o que desejamos sem nos preocupar com os limites de estoque. A produção em grande escala faz com que consumamos em igual proporção e o que é pior, sem nenhuma culpa.
Começamos a sentir os efeitos das escolhas erradas que viemos fazendo ao longo dos anos. O planeta começa a se exaurir. O consumo de supérfluos atinge níveis alarmantes. Gastam-se aproximadamente 18 bilhões de dólares por ano no mundo com cosméticos o que seria suficiente para eliminar a fome de 800 milhões de pessoas. Gastam-se aproximadamente 12 bilhões de dólares em sorvetes só na Europa, suficientes para prover água potável a 1 bilhão de pessoas que não tem.
A sociedade atual não tem condições de atender as necessidades do presente e muito menos de não comprometer a capacidade das futuras gerações de atender as suas próprias.
Tudo é uma questão de escolha e a cada um de nós é dada essa capacidade, portanto, cada qual e responsável direto pelas escolhas certas ou erradas que faz. Mas apenas não fazer escolhas erradas ou simplesmente não fazer nada não isenta a pessoa da responsabilidade. E preciso cada um fazer sua parte para preservar o nosso planeta e a nós próprios e assim, garantirmos a nossa sobrevivência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário